O direito à indignação

É verdade. Estou indignado.
Joguei futebol juvenil, entre os 12 e os 17 anos.
Os meus dois filhos também jogam. Assisto a todos os jogos que consigo, e tenho contatado uma realidade que me entristece.

Vejam o caso de Almada.
Há apenas um clube com campo pelado (precisamente o do Charneca onde joga o meu filhote mais novo) todos os outros têm sintético, e um relvado (o Almada).

Mas já repararam que os miudos mais pequenos (até Infantis) jogam sempre em terra, ou em areia, ou em poças de água... em campos miseráveis?

O Costa tem um sintético há mais de dez anos, mas continua a colocar os miúdos a jogar num campo miserável, de areia, cheio de buracos... O Piedade fez um estádio novo, tem centenas de miúdos a treinar no sintético (a pagar, claro, e bem!) mas os miúdos que jogam na competição da federação... os melhores miúdos, são os que jogam na terra...

Curiosamente, há dois meses fui ver o Charneca jogar contra o Almada, lá no Pragal.
Por estranho que pareça... jogaram na relva. Fiquei agradavelmente surpreendido! Muito bem!

Bem, a minha alegria durou 5 minutos... passados uns minutos, oiço uns velhotes do clube, (os habituais velhos do Restelo...) a resmungarem, que não havia direito. Que os miúdos não deviam estar ali a estragar a relva. Que deviam estar no campo de trás, de terra, o miserável campo onde às vezes caíam pedras da ravina... e que esteve interditado por causa disso!!!
Para os velhotes, o lugar dos miúdos era mesmo no buraco de terra onde caem as pedras...

O que é que passa pela cabeça destas pessoas? Acham que uma equipa de séniores que joga na segunda divisão distrital, deve ter todos os privilégios, e os miúdos, esses que são o futuro, que podem mudar tudo num clube, que podem um dia mais tarde vir a dar nome ao clube se um daqueles miúdos vier a ser uma estrela... quanto aos miúdos, é tratá-los mal. Metê-los a jogar nos campos miseráveis...

Há umas semanas a situação foi mais grave ainda.

No Corroios.
Têm um sintético novinho. Com meses. Mas esse estava vazio.
meia dúzia de miúdos de fatos de treino de marca, brincavam na relva.


Já os infantis foram jogar no campo quadrado, de lama... chovia a cântaros.
Aquilo é tão miserável que nem sítio há para os pais dos miúdos verem o jogo!
Os miúdos chutavam, já iam a gritar golo de costas quando a bola parava numa poça que tinha o tamanho de toda a baliza, quase dava pelos joelhos do guarda-redes. Uma vergonha!

Começou a chover três-em-pipa, os meninos que pagam fortunas ao mês fugiram do sintético, foram para casa, e os miúdos que andam nas competições, lá estavam na lama, até metia dó!
Num campo que, nem sei como é permitido, é quadrado! Depois admiram-se porque razão o Corroios ganha sempre em casa. São os únicos que treinam, e jogam, num campo quadrado!

Façam a experiência.
Abram o Google Earth, ou Google Maps... e vejam o campo de cima. É quadrado...




É neste tipo de coisas que se vê a mentalidade desportiva do português.
Vai-se à Alemanha, a França, a Itália... jogar em terra.... é imagem do terceiro mundo, é sinónimo de sub-desenvolvimento, lembra países pobrérrimos de África ou da Ásia...

Aqui, toda a gente acha normal!

Eu fico indignado!
Confesso... E cada vez que vou ver um jogo protesto em alta voz a esses dirigentes!
Tratem melhor os nossos miúdos! e terão melhores jogadores séniores!


UMA CURIOSIDADE:

Jogo, por brincadeira, com grupos de amigos.
Há dezenas de escolas com campos sintéticos. Actualmente jogo num campo Futebol 7 numa escola secundária de Carnaxide, mas já joguei na Pontinha, em Carcavelos, no Estoril, em Linda-a-velha... ou seja, os campos sintéticos hoje são uma banalidade... nas escolas!!!
E os clubes que têm centenas de miúdos a treinar continuam a ter terra?????


JPF.
Share on Google Plus

Autor: JPF

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :