Fc Barreirense pondera abandonar campeonato

A Direcção do Futebol Clube Barreirense, após reunião de urgencia de ontem a noite pondera desistir do Campeonato da 1ª Distrital da Associaçao de Futebol de Setubal, devido aos acontecimentos do jogo da 5ª Jornada Palmelense - Barreirense.
Recorde-se que o Jogo nao terminou, devido ao abandono forçado da equipa Barreirense, apos ficar reduzida a 6 jogadores, por expulsao de 5 dos seus Jogadores.
A Direcçao Barreirense, emitiu um comunicado, assinado pelo seu Presidente Antonio Martins, o qual o emitimos na integra:

 COMUNICADO
Perante determinados acontecimentos vimo-nos obrigados a assumir com firmeza algumas tomadas de posição, Razões suficientes que justificam uma tomada de posição pública do Futebol Clube Barreirense.
Não defendemos nem queremos condições de privilégio, o que sempre reclamámos e exigimos ao longo dos Cem anos da nossa história foi igualdade de tratamento, isenção no momento de tomar decisões e verdade.
São estes princípios que garantem a credibilidade em qualquer sector de actividade, seja na política, na economia ou no desporto. São estes princípios que, infelizmente, têm andado arredados do campeonato distrital de futebol da 1ª divisão da Associação de Futebol de Setúbal nestas duas últimas épocas.
Perante a evidência de tantos erros em tão pouco tempo, a esperança de um campeonato sério ainda continua viva nas nossas mentes, mas foi fortemente atingida este Domingo perante os acontecimentos ocorridos no Campo Municipal de Palmela. Aceitar com ligeireza o que se passou este Domingo é desrespeitar o óbvio e faltar à verdade.
Não caímos na tentação de generalizar pois isso seria perigoso e não é a nossa pretensão. Consideramos que existem árbitros competentes -temos essa consciência e essa certeza -mas, infelizmente, por acção e actuação de alguns, todos são postos em causa.
O Futebol Clube Barreirense rege-se por princípios de verdade e agirá sempre no estrito cumprimento da lei; nunca estivemos, não estamos nem estaremos disponíveis para caminhar por caminhos sinuosos que outros por vezes escolhem sem problemas de consciência e sem reparo ou castigo da justiça.
Perante os acontecimentos ocorridos no decorrer do jogo Palmelense FC -FC Barreirense a Direcção do nosso Clube reuniu-se para analisar e debater tais factos.
Se for outro caminho que os Barreirense querem seguir, então estes Órgãos Sociais não estarão disponíveis para continuar. Ambicionamos e trabalhamos diariamente para ganhar e isso só será possível com verdade de todos os agentes desportivos envolvidos no futebol do nosso Distrito.
Da reunião da Direcção do Futebol Clube Barreirense foram decididas as seguintes orientações:
a) Reafirmar a total confiança do Clube nos seus atletas e na sua equipa técnica, e a garantia de que ninguém vai desistir dos objectivos propostos no inicio da presente temporada. Resistir é próprio dos que nesta casa se bateram e continuarão a lutar pela verdade no futebol português.
b)A falta de credibilidade que parece por vezes atingir a arbitragem enfraquece o futebol e só quem não está preocupado com a modalidade pode estar satisfeito com a presente situação. Não é ilibando, nem protegendo aqueles que repetidamente erram que se protege o futebol. Há quem veja e teime em não acautelar a verdade desportiva. A esses, a postura e os comportamentos por vezes assumem terão de ser rapidamente revistos a bem do futuro das competições organizadas pela AFS.
O futebol protege-se agindo, assumindo as medidas necessárias para que a transparência e verdade esteja presente na nossa arbitragem. Quem tem responsabilidades perante a actual situação tem de se fazer ouvir e acima e tudo agir.
O futebol não é viável sem verdade e sem acções perante determinados acontecimentos. Consideramos que os responsáveis pelo futebol da nossa Associação não podem adiar mais uma tomada de posição pois poderão colocar em causa o futuro da modalidade.
Cada um deve assumir as suas responsabilidades, os responsáveis do Futebol Clube Barreirense assim o farão, mas ficamos à espera que os responsáveis pela arbitragem do nosso Distrito garantam as condições de igualdade nos critérios e na acção dos árbitros a todos os clubes de Setúbal, algo que não aconteceu nesta tarde de Domingo.
c) A equipa já sabe que vai ter de lutar contra muitas adversidades, algumas previstas, outras totalmente imprevistas -já o sentiu neste início de época -e vai conseguir superá-las, mas o Futebol Clube Barreirense, os seus sócios e adeptos exigem ser respeitados.
d) O Futebol Clube Barreirense equaciona, em face do desgaste e da falta de garantias de isenção na arbitragem que temos vindo a observar, a participação nas provas organizadas pela Associação de Futebol de Setúbal.
e) Solicitamos à comunicação social regional e nacional que, fazendo o seu trabalho, denuncie quem adultera as regras. Esperamos que os representantes dos organismos que supervisionam o nosso futebol e que estavam presentes no Municipal de Palmela não encubram a verdade dos acontecimentos.
f) Perante tais factos resta-nos pedir a todos os Barreirenses que se unam em torno do nosso Emblema pois unidos conseguiremos atingir os objectivos a que nos propomos e construir a cada dia um Barreirense mais forte, orgulhando a nossa Cidade e a nossa Região.

Direcção Futebol Clube Barreirense
Share on Google Plus

Autor: FMS

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 Comentários :

Anónimo disse...

Têm razão é uma vergonha o que se passa nos campeonatos na associação de futebol de setubal por parte dos senhores todos poderosos "arbitros" que não mandam em casa e vão para os jogos com uma azia de meter medo

Anónimo disse...

Os árbitros, sempre eles a razão do nosso descontentamento, solideriedade ao Barreirense pela grande instituição que é, e aos seus dirigentes pelo trabalho que têm desenvolvido nestes últimos anos, tentando recuperar o clube.
Convém não deixar esquecer o que se passou na Moita no último ano num jogo de Juniores onde mais 1 vez o Árbitro, neste caso Fábio Varanda foi o grande protagonista, como diz o anónimo anterior, não mandam em casa e depois vêm com grande prepotência apitar jogos do distrital.
Adepto de futebol

Anónimo disse...

e depois temos adeptos que em casa quem veste as calças são elas e vão para os campos armarem-se em machões!!!!! Deviam era talvez lerem o livro de leis porque o de calão e de mal dizer sabem-no de cor e salteado!!!

Anónimo disse...

Este comentário a queixar-se dos adeptos deve ser de mais um incompetente: Como se os adeptos fossem culpados da incompetência dos árbitros.
Há gente mal criada a ver jogos, pois há... mas há no distrital e há em todo o mundo! Não é por isso que os árbitros têm de ser maus!

Gostaria de pôr a questão no ponto certo: Nem tudo é mau! tenho visto excelentes arbitragens. O problema é querer meter tudo no mesmo saco. Não é verdade. nem todos são bons, nem todos são maus.

Agora, tenho de reconhecer... por cada 10 jogos que vejo, há talvez 3 ou 4 boas arbitragens... o panorama é mesmo muito mau!!!!

Eu se fosse da associação de Árbitros, tentaria fazer alguma coisa. Mais acções de formação? Ensiná-los a ver o futebol como um desporto bonito?
Castigar os árbitros que cometem erros imperdoáveis? Mandar observadores de quando em vez e penalizar os maus, e premias os bons? Alguma coisa tem de ser feita!