Relato do Moitense-Sesimbra (Jun) por quem lá esteve

Aqui fica um pequeno relato sobre o que se passou na temporada passada (2009/2010) num jogo entre o Moitense e o Sesimbra a contar para a 1ª divisão distrital de Setúbal (Juniores).

A cerca de 5 minutos do fim com o resultado 2-1 para o Moitense encontrava-se um jogador para entrar na equipa da Moita e o fiscal de linha diz que as substituições já estavam esgotadas numa altura em que o Sesimbra se preparava para marcar um livre.

O jogador acabou por não entrar e o Sesimbra na sequência do livre empata o jogo, em seguida, a equipa técnica começa a pedir explicações ao árbitro e o fiscal confere e admite que afinal faltava uma substituição ao Moitense.

O jogador acaba mesmo por entrar e o árbitro dá 9 minutos de compensação. Passado um bocado o capitão do Sesimbra agride um jogador do Moitense e quando esse mesmo jogador se estava a dirigir para os balneários começou a provocar os adeptos que se encontravam em redor dos balneários, o que lhe custou algumas agressões.

Após isso os jogadores do Sesimbra abandonam o campo e foram para os balneários sem que o árbitro desse por terminado o encontro. Em seguida o árbitro reuniu-se com os seus auxiliares e com os dirigentes técnicos de ambas as equipas e deu por terminado o jogo afirmando que não havia condições para se jogar depois de todos os jogadores do Sesimbra terem abandonado o campo apesar de alguns jogadores do Moitense terem lá permanecido.

A Associação de Futebol de Setúbal deliberou que os dois clubes descessem de divisão para a 2ª distrital e depois de ambos os clubes terem recorrido a decisão manteve-se.

O jogo deveria ter sido repetido pelo simples facto de um erro técnico por parte da equipa de arbitragem ter levado a que o Sesimbra empatasse. O facto da equipa de arbitragem ter afirmado que o Moitense já tinha realizado todas as substituições quando na verdade ainda faltava uma substituição e após o golo de empate do Sesimbra o árbitro conferir junto do seu auxiliar e ter dado ordem para que a substituição se realizasse é motivo mais do que suficiente para que o jogo fosse repetido.

Esse erro técnico que deu origem ao empate do Sesimbra levou posteriormente a que se sucedessem as agressões entre jogadores.

Relembro que ambas as equipas estavam a lutar pela manutenção visto que o Galitos desistiu e o Barreirense estaria em risco de descer da Nacional.

À partida para a 24ª jornada o Moitense estava em 10º lugar com 19 pontos a 1 do Sesimbra que estava em 11º e com mais 1 que o Seixal e Luso como podem verificar aqui:

http://www.zerozero.pt/edicao.php?id_edicao=9773

Na 24ª jornada o Corroios que se encontrava em 13º lugar, ou seja, último devido à desistência do Galitos ganho 2-1 ao Vasco da Gama e passou a contar com 18 pontos. O Luso do Barreiro empatou em casa do Pinhalnovense por 4-4 e somou mais 1 ponto enquanto que o Seixal venceu 5-1 a Cova da Piedade e passou a ter 21 pontos.

Com a anulação do jogo entre Moitense e Sesimbra na 24ª jornada o Moitense desceria para 12º e o Sesimbra para 10º.

O jogo da 25ª jornada do Moitense seria frente ao Luso do Barreiro e na última jornada o Moitense enfrentaria a Cova da Piedade em casa. Caso a equipa de arbitragem não tivesse cometido o erro técnico que cometeu e que valeu a descida à equipa do Sesimbra e do Moitense as duas jornadas seguintes poderiam ser cruciais para a manutenção do clube da Moita já que estava a ganhar por 2-1 antes do auxiliar impossibilitar a substituição e já que teria de enfrentar um concorrente directo no que toca à manutenção.

Posto isso podemos concluir que este tipo de situações só servem para denegrir o nosso futebol e não é com este tipo de situações que o futebol português evoluí muito pelo contrário.

Se a AFS seguisse um critério baseado na justiça o mais provável era nenhuma das equipas ser penalizada e o jogo voltar-se a repetir pelo simples facto da equipa de arbitragem ter cometido um erro técnico contudo a AFS optou por seguir outro critério que até ao momento ninguém percebeu.

Em anexo envio 2 fotografias que marcaram este incidente e onde se pode ver o árbitro principal agarrar um dos jogadores do Moitense pelo pescoço que na minha humilde opinião considero um comportamento anti-desportivo por parte da equipa de arbitragem e isso aliado ao erro técnico que tiveram era mais do que suficiente para que o Moitense não fosse penalizado.

Share on Google Plus

Autor: FMS

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

2 Comentários :

Anónimo disse...

Como sempre cada 1 defende a sua Dama! Era muito mais justo o Sr. em causa dizer que ambas as equipas mereciam outra justiça, pois a injustiça foi para ambas as equipas, não só para a equipa da Moita.
Convém referir que o jogagor do Sesimbra foi bem expulso, mas quantos jogadores provocam o público depois de serem expulsos dentro do campo? Será caso virgem? Eu sei que ai os Senhores são SANTOS, isso não aconteceria aos vossos miúdos!!
Penso que as agressões do público ao Capitão do Sesimbra não faz sentido, em nenhuma parte do Mundo, fez-me lembrar 1 jogo na América do Sul! Quanto às agressões dos vossos adeptos à força policial(esqueceu-se?), isso já é do 3º mundo!!
Os jogadores do Sesimbra foram em auxílio do seu colega, que estava a ser linchado em espaço público, não abandoram o campo, ficaram jogadores junto ao árbitro, os outros foram impedidos pela força policial de sair do balneário por questões de segurança.
Não me quero alongar mais, pois isto é 1 caso de polícia e ainda está nas barras do tribunal, queria só mencionar factos que o Sr. ainda não tinha mencionado e lembrar que ambas as equipas foram extremamente prejudicadas e o àrbitro mais 1 vez fica ímpune!!!

Anónimo disse...

Só para deixar bem claro que eu mencionei que a decisão do cancelamento do jogo e a da intervenção da polícia numa hora já tardia dos acontecimentos foram prejudiciais para ambas as equipas.

Mas é de referir que o resultado se encontrava 2-1 quando o fiscal de linha impediu o Moitense de realizar uma substituição e na sequência do livre o Sesimbra empata o jogo.

Quanto aos jogadores do Sesimbra terem ficado junto do árbitro isso não corresponde à verdade porque quem ficou junto do árbitro foram poucos jogadores do Moitense assim como os directores/treinadores de ambas as equipas.

A equipa de arbitragem teve uma falha técnica que valeu a descida às 2 equipas muito injustamente até porque o árbitro não soube lidar da melhor maneira com a situação mas a própria polícia tem uma quota parte de culpa visto que ao ver as reacções do público do Moitense pouco fez para prevenir que o capitão do Sesimbra fosse agredido.

Cumprimentos.