A futurologia de Tiago Pinto

Nós aqui não gostamos muito repetir os nossos "colegas" blogers, mas este tem que ser.

"Cheira-me que o cerco começa a apertar-se ao polvo, prova disso mesmo é a notícia de hoje no Público que, creio eu, seria impossível de sair aqui há uns meses, anos atrás. Esta notícia coloca a nu tudo o que representa valentim loureiro: o presidente de câmara detentor de mais empresas em Portugal (cerca de 20), quase todas elas em processos de insolvências e com dividas astronómicas ao fisco e credores; o emprego dado a milhares de pessoas assim como os produtos dessas empresas (por exemplo electrodomésticos), assim como a influência que vai gerindo nos vários sectores permite-lhe ganhar eleições sucessivas e calar muito boa gente. O homem que roubava na tropa e que foi expulso com o título de major, que conseguiu ganhar a lotaria depois de os números terem saído, que tem controlado o futebol Português nos últimos 20 anos começa agora a ver-se apertado.

Mas algo me diz que ainda não está para breve a queda do major, algo me diz que a sua poderosa influência ainda vai tentar alterar muitos destes factos e dar uma imagem de anjo protector das populações que tem sido perseguido pela justiça portuguesa. A partir do momento em que um jornalista de referência como júlio magalhães envereda por este caminho já podem imaginar o que aí está para vir.

É por tudo isto que LFV chamou "aldrabão" a valentim e ele apenas conseguiu brajeirar: "ele que não se meta comigo"...

Ainda nesta lógica de futurologia quer-me parecer que Freitas do Amaral aparecerá, nos próximos dias, em alguns órgãos de comunicação social, como sócio do Benfica, com negócios ligados a empresas do Vieira, com o número de telefone da creolina e, quem sabe, com um ódio de estimação ao senhor jorge nuno. Mais, meus caros leitores, nos próximos dias rui moreira virá a público dizer que, não só a unanimidade no conselho de disciplina da Liga e a maioria de 4-1 no conselho de justiça são pouco justas porque apenas representam maiorias e unanimidades e isso não é justiça (eu sei que vocês não percebem este argumento, mas também deixem lá que só ele percebe); mas tabém não se tardará a dizer que um parecer do maior especialista (pelo menos era-o antes do dito) não valerá tanto quanto a decisão de um qualquer juiz de uma comarca da cidade do Porto ou arredores; e ainda terão tempo para argumentar que as dores nas costas de Freitas do Amaral impediram-no de fazer um trabalho vertical...


O parecer está aqui. E de entre todas aquelas páginas quero destacar o facto de Freitas do Amaral considerar legais as decisões dos 5 conselheiros, mas acima de tudo considerá-las: "eticamente meritórias". Era a isto que me referia quando escrevi posts em que falava da justiça dos juízes e a nossa justiça, porque a ética deveria fazer parte dos trâmites judiciais e se assim fosse um juíz nunca poderia esconder e deixar passar um crime, apenas, porque uma escuta (independentemente do conteúdo) é ilegal.

Repito:

1) unanimidade no conselho de disciplina da Liga Portuguesa de Futebol;

2) assumpção da culpa, ao não recorrer, do conselho de administração da SAD do fcp (algo que não se verificou no caso do Boavista e do pinto da costa individualmente);

3) 4-1, ou na melhor da hipóteses, 4-3, no conselho de justiça da fpf;

4) parecer de Freitas do Amaral dá provimento às decisões do Conselho de Justiça;


(Pelo meio a Uefa condenou o Porto à saída da Champions e essa decisão apenas foi revogada pelo conselho de apelo da própria Uefa e pelo TAS porque ninguém percebia bem o que se passou naquela reunião que agora ganha relevo através do referido parecer)

Para quem andou meses e meses a fazer disto uma guerra entre Benfica e Porto - até colocaram resultados futebolísticos nas capas dos jornais - que faça agora as contas e registe a goleada. Mas eu nunca enveredei por esse caminho e agora resta-me apelar à futurologia que, realmente, o cerco se aperte perante quem corrompeu anos a fio o futebol Português. Com este parecer Freitas do Amaral vem por ordem na casa e mostrar aquilo que todos nós sabíamos: o presidente do conselho de justiça tinha tomado as decisões em casa.

Como os meus leitores saberão, estas decisões não têm apelo nas instâncias desportivas e, como tal, transitam em julgado depois da reunião de dia 28. O futebol corrupção do porto tem de estar agradecido ao sr. madaíl por ter protelado tudo isto o tempo suficiente para entrarem na Champions deste ano, mas para o ano cá estaremos para ver os actos de corrupção a serem julgados, também, na Europa."

in http://footballdependent.blogspot.com/


Share on Google Plus

Autor: FMS

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :