Outros Tempos - Futebol ao Domingo

Mexendo em diversa papelada dei com uns apontamentos meus antigos com os resultados de campeonatos pretéritos, de quando andava na primária ou ciclo e os domingos de Inverno à tarde, se não havia visita a parentela, eram dominados pelos relatos da jornada futebolística que, na hora da dita estação, começavam às 3 da tarde, para que os jogos acabassem antes do anoitecer.
Raramente existiam antecipações - uma, no máximo, mesmo quando existiam jogos europeus, sempre à 4ª feira - ou adiamentos.
Transmissões televisivas eram raras e uma de vez em quando em dia de derby especial ou jogo grande da Taça.
Por isso, sabia-se de tudo via rádio e a emoção de seguir a evolução dos jogos em simultâneo era algo excepcional e que não tem comparação com a actual espera de 4 dias para se ter uma jornada completa.
Embora continue fã dos relatos radiofónicos, mesmo de jogos com transmissão em canal aberto, nada substitui o ouvido colado ao rádio a pilhas só Onda Média, Emissora Nacional ou Rádio Clube Português , ansioso por se conhecer o desfecho dos jogos, que se iam sucedendo em poucos minutos a partir da 16.45.
Esta caderneta já é de alguns anos depois dessas primeiras tardes, mas quando o contexto ainda era similar e os resultados eram o principal assunto a discutir na escola no dia seguinte, independentemente dos esforços dos professores que não faltavam nesse dia (as 2ªs de manhã eram aquela coisa, belas ressacas e olheiras, pois eram tempos heróicos para todos, malta nova, já se vê, ainda no Propedêutico alguns deles).
Só para recordar, no ano em causa, em finaos dos anos 70, era apresentada como equipa-base do Sporting uma linha muito margem sul (pelo menos 3 jogadores titulares): Conhé, Inácio, Laranjeira, José Mendes e Dacosta; Valter, Fraguito e Baltazar; Manuel Fernandes, Manoel e Keita. No Benfica o Barreiro marcava dois lugares com Bento; Artur (que sairia para o SCP), Barros, Bastos Lopes e Pietra; Toni, Vitor Martins e Shéu; Nelinho, Nené e Chalana. Quanto ao Porto, lá estava o palmelão no meio do resto: Torres, Gabriel (outro defesa direito que também passaria pelo SCP), Teixeira, Simões e Murça; Octávio, Ailton e Taí; Gomes, Oliveira e Seninho.
Em qualquer dos casos, grandes linhas de avançados, com muito material nacional e local.
Treinadores: Jimmy Hagan, John Mortimore e o mítico Pedroto.
Share on Google Plus

Autor: AV

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 Comentários :

Anónimo disse...

E quanto a jogos televisionados tinhamos que nos conformar com os resumos do "Telefutebol" apresentado pelo Mário Zambujal aí pelas 11h da noite.

Anónimo disse...

Creio que o programa se chamava "Grande Encontro", aos Domingos à tarde/noite. Talvez se esteja a referir a outro.

Anónimo disse...

Essa época é a de 1976-77.

AV disse...

O nome do programa ia mudando, mas a hora e o esquema eram sempre os mesmos.
A época destes croomos é mais 78/79.
A colecção de 76/77 é uma de que já postei a equipa do Montijo, em que o Benfica ainda tinha o Malta da Silva e o Messias na defesa, o Sporting ainda tinha o Damas (antes do regresso) e à frente o Chico Faria e o Márinho.

AV disse...

Mais ao Sábado à noite.
E evoluiu do mítico Alves dos Santos (com a sempre presente expressão "arreganho e pertinácia") como apresentador oficial para o futebol para o não menos mítico Gabriel Alves, o fundador do futebolês moderno (lembrando-me em especial da forma como chamava peitudo ao Cepeda, a um avançado do Belenenses de há 25 anos que era apenas... gordo).