Decorreu, no passado sábado dia 7/7, na Casa da Cultura da Quimiparque, no Barreiro a Festa de Encerramento da época 2011/2012 da Associação de Futebol de Setúbal. Uma cerimonia com muito público, dirigentes, jogadores e familiares de atletas que assim quiseram presenciar esta Gala da Associação, para fazer entrega dos vários troféus das suas provas distritais, aos respectivos campeões.
Foram entregues também os prémios aos árbitros promovidos.
Mais de 70 troféus foram entregues aos campeões das provas organizadas na última época.
Envoltos num clima de grande entusiasmo, mais de 700 pessoas, entre distintas autarcas, personalidades ligadas ao desporto nacional, dirigentes associativos e atletas, marcaram presença na Festa de Encerramento das Actividades 2011/12 da Associação de Futebol de Setúbal.
Um momento de confraternização e de distinção pelos feitos desportivos alcançados no seio da AFS, que mereceu o aplauso generalizado.
A abrir a cerimónia, o Presidente da Direcção da AFS, Sousa Marques, depois de agradecer a presença de tão significativa plateia, elogiou «todos os clubes da AFS que souberam honrar o futebol distrital». Um universo de 111 clubes filiados na associação, que na última época apresentaram-se oficialmente com 552 equipas em competição com 9133 jogadores, tendo realizado 5695 jogos arbitrados por 278 árbitros. «Estes números significam muito trabalho e muita dedicação de todos os seus protagonistas», elogiou o dirigente.
Sousa Marques lembrou igualmente o importante sector da arbitragem distrital, que na pretérita época promoveu cursos a 90 candidatos a árbitros, destacando a fundamental importância que os seis núcleos de árbitros da região tiveram nesse particular.
Não menos relevante foi o alerta deixado pelo presidente da AFS no que respeita aos treinadores. «A formação de novos treinadores merece-nos preocupação. Há dois anos que não há formação de treinadores, pelo que este assunto deve ser resolvido com a urgência que lhe é devida, por parte do Instituto Nacional do Desporto, porque precisamos de qualificar novos treinadores», apontou.
AFS ao lado dos clubes
Sem esquecer os brilhantes resultados das Selecções Distritais da AFS nas provas nacionais em que estiveram envolvidas, Sousa Marques voltou a dirigir-se para os clubes: «Continuem a acreditar no trabalho e no futuro. Estamos a passar por um momento de dificuldades, mas há que renovar o alento».
Nesse sentido, o dirigente revelou que a AFS está a preparar um pacote de medidas que possam ir ao encontro das necessidades dos clubes filiados, no sentido de facilitar a sua ligação coma AFS. «Porque a Associação de Futebol de Setúbal existe para estar ao lado dos clubes».
Edil do Barreiro elogiou cerimónia
Na sua intervenção, Carlos Humberto, presidente da Câmara Municipal do Barreiro, saudou com entusiasmo os presentes e a realização da festa da AFS numa «terra que é de desporto e de futebol».
«Daqui saem, com regularidade, campeões dentro e fora do campo, sustentados por uma evolução desportiva e pessoal que nos orgulha, fazendo despontar reconhecidos cidadãos», sublinhou.
O edil barreirense vincou ainda a a importância dos clubes na preparação para enfrentar os tempos difíceis. «Estes momentos existem para serem ultrapassados. Não tenho dúvidas que a AFS e os seus clubes vão conseguir encarar o futuro com optimismo», encorajou.
Refira-se que a AFS promoveu nesta cerimónia um agradecimento especial à Câmara do Barreiro pelo prestimoso apoio logístico cedido para a realização da festa.
Futsal do Fabril homenageado
A mais recente promoção da equipa de futsal sénior do GD Fabril ao Campeonato da I Divisão foi alvo de uma distinção particular pela AFS.
Alguns atletas e responsáveis da equipa, que pela primeira vez na sua história vai disputar o patamar competitivo mais alto do futsal nacional, subiram ao palco onde foram alvo de uma calorosa saudação.
Mais de 70 troféus
Equipas campeãs distritais e árbitros foram distinguidos ao longo da cerimónia. Foram mais de 70 troféus entregues pelos dirigentes da AFS aos vencedores das provas realizadas e a mais de uma dezena de árbitros promovidos e recém-formados.
Ao longo de cerca de mais de duas horas, a cerimónia apresentada por Vítor Lima, comunicador que mereceu igualmente um justo agradecimento público da AFS pela colaboração prestada, e que ao longo de todo o evento foi pautada por grande profissionalismo.
Não foi atribuído o prémio do primeiro classificado do campeonato da 1ª Divisão de Juvenis, pelas razões já sobejamente conhecidas de todos, encontra-se em contencioso pois o Grupo Desportivo Fabril do Barreiro recorreu da decisão do Conselho Jurisdicional.
Fonte: AFS
0 Comentários :
Enviar um comentário