Entrevista: Marco Moura


Futebol Margem Sul: O que é o Futebol para si?
Marco Moura: Para mim o Futebol é um jogo de regras, condições e muita, muita estratégia, onde o objectivo final é tão simples como, marcar mais golos que o adversário. Às vezes dizem-me que o Futebol é espectáculo, e eu digo que antes de ser um espectáculo é um jogo. O sentido de espectacularidade é muito relativo e muitas vezes depende do intuito com que se vai ao futebol. Eu procuro sempre que as minhas equipas cumpram a minha filosofia e conquistem a vitória, porque acredito que os adeptos, primeiro que tudo, esperam sempre uma vitória, mesmo que por vezes não seja possível dar espectáculo.

FMS: Quando descobriu o Futebol na sua vida?
MM: Descobri o Futebol, talvez com 5 anos, nas pastilhas elásticas Gorila quando me saiu um jogador de futebol no papel temático contido no interior da mesma. Naquela altura os bonecos tinham muito impacto e foi amor à primeira vista. A partir daí foi um massacre para os meus pais. Para mim só existia Futebol, fosse na rua, em casa, no computador, na escola e mais tarde nos clubes por onde passei, onde guardo com alguma nostalgia o primeiro, a União Desportiva Ponte Frielas.

FMS: De onde nasceu a ideia de ser treinador?

MM: Como todos os jovens, sonhava ser jogador de Futebol. Tinha algum jeito mas sentia que aquele não era o meu galho. Sempre tive tendência para a liderança, para a gestão de recursos humanos e para a estratégia, exemplo disso era o ser delegado de turma na escola, o ser presidente de uma associação de estudantes e o jogar exaustivamente Xadrez. Mas só mais tarde é que reparei que era no Futebol que iria juntar todas estas características na função de Treinador.

FMS: Agora que comemora 10 anos como treinador, guarda melhores ou piores recordações?
MM: Melhores sem dúvidas, como por exemplo o ter ganho (ainda como Adjunto) o Campeonato de Juniores da 1ª Divisão da Associação de Futebol de Setúbal com o Fabril, na época 2006\2007! As poucas angustias que guardo, estão muito ligadas a passadas ingenuidades e ilusões da minha parte. Não estava preparado para tanta ignorância, tanta inveja, tanto egocentrismo e tanta politiquice no mundo do Futebol. Afinal de contas isto é o meu sonho e nos sonhos tendemos sempre a exagerar no que respeita à ilusão, pensamos que tudo é perfeito. Mas eu não sou uma pessoa rancorosa, felizmente, e nunca deixei inimigos em lado nenhum por onde passei. Guardo grandes recordações, grandes pessoas que foram importantes nesta minha caminhada. Mas acima de tudo o que guardo de melhor é a amizade com todos os jogadores que treinei até hoje. Eles são tudo para mim e é por eles também que esta caminhada faz sentido.

FMS: Já o caracterizaram de “Mourinho”?
MM: Já, muitas vezes (riso)! As pessoas tendem em exagerar e chamam-me de Marco “Mourinho”. Compreendo que exista essa intenção com intuito de reconhecer o meu trabalho e de talvez ser uma promessa, mas eu não sou “fotocópia” de ninguém, sou eu mesmo. Revejo-me em algumas coisas, tanto no Mourinho, como agora no Villas-Boas, porque no fundo somos todos líderes e existem conceitos que são comuns, mas existe muita coisa do qual sou diferente. Se tiver de chegar longe, será com a minha personalidade, com os meus defeitos e qualidades. Se não conseguir, ao menos tentei, mas uma “fotocópia” nunca serei, porque até normalmente ficam sempre mal tiradas (riso).

FMS: Até onde pensa chegar?
MM: Quando comecei como treinador (com 20 anos), tracei como objectivo primário a Primeira Liga, num projecto pessoal de cerca de 20, 25 anos. Mas penso que o cumprimento destes objectivos, também dependerá muito das oportunidades que tiver. Em Portugal vivemos numa sociedade elitistas e as grandes equipas dos grandes campeonatos só estão reservadas para os mediáticos e/ou ex-jogadores do futebol profissional. Não quero dizer com isto, que quem treina estas equipas não tenha valor, mas custa-me ver a velocidade vertiginosa com que se “abrem as portas” a uns e para outros não.


FMS: O que mudaria no Futebol Português?

MM: Mudaria muita coisa, mas principalmente mudaria o sentido do aproveitamento futuro dos jogadores portugueses do futebol de formação. É pena que muitos não se apercebam que ao contrário de outros países que têm como recurso natural grandes jazigos de petróleo, não vejam que nós em Portugal temos grandes jazigos de jogadores e treinadores de futebol e dos melhores que existem no mundo. É mais um grande “produto” nacional que tendemos a desprezar e a desvalorizar, neste caso, em prol de estrangeiros. Talvez a crise nacional em que vivemos, traga ao futebol algum patriotismo, por não termos dinheiro para ir buscar estrangeiros. Já diz o velho ditado: “Há males que vêem por bem!”

FMS: O que prevê para a próxima época?
MM: Estive propositadamente afastado e durante esse tempo aproveitei para estudar, observar jogos, jogadores e estagiar, com o objectivo de amadurecer mais como treinador em todas as vertentes. Actualmente estou a aguardar e a ponderar convites. Quero para já, continuar no Futebol 11 de Formação até me sentir devidamente preparado para o Futebol Sénior. Vou esperar por todos os convites, ponderar e escolher o que for melhor para mim.

FMS: Quer deixar alguma mensagem final?
MM: Em primeiro lugar, quero agradecer ao Blog “Futebol Margem Sul” pela entrevista e oportunidade de divulgação pessoal. É importante que existam estes espaços “não ilitistas”, que reconheçam e dêem valor a gente amadora, que por vezes tem igual ou maior valor que muitos mediáticos.
Em segundo lugar, quero agradecer a todos aqueles que me têm acompanhado ao longo da minha carreira e aos que sempre acreditaram no meu trabalho.
Por último, o maior agradecimento vai para todos aqueles que foram meus jogadores desde sempre. Guardo uma grande amizade de todos e sem eles nada disto era possível. Obrigado por todo o reconhecimento e amizade.

Marco Moura
Contacto: 937647731
Email: marcomoura1980@gmail.com
Website: www.facebook.com\marcomouracoach
Share on Google Plus

Autor: FMS

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

5 Comentários :

Futebol Distrital disse...

Mas isto é o que??? contacto e tudo? estas a precisar de Clube marco? auto promoção gratuita no blog da margem sul

Marco Moura disse...

Caro desconhecido,

De uma coisa tenho a certeza, este Blog não servirá certamente para comentários como os seus.

Certamente estará à procura de trela, mas eu não lhe vou fazer essa vontade.

Cumprimentos,
Marco Moura.

FMS disse...

Caro "Futebol Distrital", não entendemos a sua questão "mas isto é o que???".

FMS disse...

Todos os nossos "posts" visam promover, clubes, jogadores, treinadores de futebol e futsal da região, não entendemos a sua questão!

Futebol Distrital disse...

Ok, tudo bem se é esse o objectivo deste blog... não sabia pensava que era dar noticias sobre o futebol da margem sul. Obrigado na mesma

Cumprimentos a todos