A primeira mulher presidente da história do C.Piedade


MARIA JOÃO VELEZ toma sexta-feira posse como a primeira mulher presidente da história do Cova da Piedade. A João, como é tratada, nem de tal se lembrou quando decidiu aceitar o desafio, lançado por quem nela via grande potencial para dar nova dinâmica ao clube. Aliás, concorrer a presidente, nunca sequer lhe tinha passado pela cabeça.

Alentejana de naturalidade, Maria João Velez começou a frequentar o clube quando os seus filhos lá se quiseram inscrever nas escolas. Todos os dias os levava aos treinos, foi ficando, conhecendo, fomentando amizades, organizando festas e almoços até ser vista como uma figura da casa.

«De tal maneira que fui convidada para directora auxiliar do futebol juvenil. Passei a delegada aos jogos e pediram-me depois para ficar a tomar conta das contas do futebol», recorda.

Quando deu por si estava rodeada de amigos por quem nutre grande estima que lhe pediram para concorrer às eleições da última sexta-feira. «Estive três noites sem dormir. Sem saber se aceitava ou não. Agora que abracei o desafio, vamos até ao fim», assegura, ladeada do elenco directivo com quem reparte responsabilidades: Paula Martins, tesoureira, Carlos Pinto, presidente do Conselho Fiscal, e Paulo Martins Vieira, presidente da Mesa da Assembleia Geral.

«Tinha a noção que iria vencer as eleições mas não esperava que fosse por tão larga maioria — teve 87 votos contra 45 de Manuel Branquinho, que se recandidatou. Sentia a vontade das pessoas na mudança. O último presidente esteve cá 12 anos. Houve pessoas a dar-me os parabéns pelo acto de coragem de concorrer», desfere Maria João que, se já antes passava três horas por dia no clube, de segunda a domingo, agora prepara-se para redefinir toda a sua agenda.

«É muita responsabilidade. Há que organizar a casa. Mas estou feliz. Muitas pessoas já me ligaram a quererem voltar para o clube. É disso que precisamos: de forte apoio e colaboração», pede a presidente que muito sente o Piedade, como lhe chama: «Faço tudo por este clube!»

Subida à 2.ª Divisão nacional seria forte empurrão

O Cova da Piedade encontra-se em falência técnica. A nova presidente é contabilista e sabe do que fala. No dia a seguir à vitória eleitoral reuniu-se logo com a tesoureira Paula Martins para começar a mexer nos números. O passivo é de 150 mil euros. O clube tem encargos fixos e Maria João Velez não é de falhar. A promessa: informar sempre os sócios das finanças do clube e outros assuntos de igual importância. E depois, no final do seu mandato de dois anos, como gostaria de ver o Cova da Piedade?

«Com as contas equilibradas.» Certo é que a equipa sénior pode este ano subir à 2.ª Divisão nacional, o que muito ajudaria a atrair sócios e patrocínios: «Seria forte empurrão mas se ficarmos na 3.ª, cá estaremos para trabalhar. Seria, sim, a grande recompensa para o treinador Alfredo Almeida e sua equipa, que tudo merecem!»

Fonte: A Bola
Share on Google Plus

Autor: FMS

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Comentários :

Unknown disse...

Presidente é com muito orgulho que vejo a sua eleição para presidente do C.Piedade
tudo de bom e muitos sucessos desportivos Joaquim Chora treinador de futebol do Portimonense 2ª liga