O Vale não é só violência

Desportivo de Portugal é mais do que um clube de futebol, é exemplo de inserção social Além de actividade física, emblema disponibiliza comida aos atletas quando estes não a têm Prevenção sexual, apoio pedagógico... nada falta

Apartir de hoje, o Vale da Amoreira, concelho da Moita, deve passar a ser visto com outros olhos. Pelos menos de uma forma menos negativa. É verdade que as facadas e os tiros vão continuar a existir — pouco há a fazer quanto a isso —, mas ao menos, enquanto lê esta reportagem, foque-se nos aspectos positivos que o emblema deste bairro social pode proporcionar aos miúdos.

O Desportivo de Portugal está localizado no coração do Vale. No meio da delinquência. Mas, por incrível que pareça, o clube parece um oásis de boa vontade. Uma causa sustentada por várias pessoas para desviar os jovens dos caminhos enviesados da vida.

«Dá-nos gozo tirá-los da rua», desabafa Eugénio Alexandre, coordenador do futebol. O que este homem quer dizer é que o Desportivo acaba por ser a segunda família dos atletas, cujos pais passam a maioria do tempo a trabalhar.

Enquanto os meninos da cidade jogam futebol na playstation, no Vale joga-se futebol na rua. «Convivem mais entre eles, abrem mentalidades e fazem esquecer a imagem de arruaceiros. Mas as consolas já começam a imiscuir-se aqui», salienta.

ENSINAMENTOS

De 15 em 15 dias, a organização Cidadãos do Mundo vai ao Vale falar sobre prevenção sexual e doenças sexualmente transmissíveis. Existe também uma parceria com a associação cabo-verdiana, com o intuito de prestar apoio escolar aos miúdos com maiores dificuldades. Dirigentes e treinadores são autênticos psicólogos. A porta do gabinete está sempre aberta quando os pequenos precisam de desabafar.

SOLIDARIEDADE

O depósito do Banco Alimentar presta auxílio no leite, bolachas, frutos, sumos, entre outros. «Às vezes, em dia de jogo, alguns deles aparecem aqui sem tomar o pequeno-almoço. Têm vergonha em pedir comida quando estão em grupo, mas, depois, vêm por trás e pedem-nos um sumo e umas bolachas», conta. É assim a vida no Vale... 

Fonte: A Bola 
Share on Google Plus

Autor: FMS

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :