A mesma conversa de sempre, as arbitragens

Eu confesso-vos, não sou de dar muito relevo às queixas quanto às arbitragens.
Por uma razão muito simples:

- Se as equipas jogarem de acordo com as regras... o árbitro não faz falta nenhuma em campo.

Ora, quando os árbitros são necessários é porque há muito jogador a fazer algo que as regras não lhe permitem... e se os jogadores falham assim tanto, porque razão o árbitro não há-de falhar???
Não é um ser humano? Não pode falhar porquê?

Ainda este fim de semana, num jogo do meu filhote, Almada contra Trafaria, foi uma gritaria nas bancadas, os pais indignados porque o árbitro anulou um golo ao Almada, alegando fora de jogo.

Eu estava a tirar fotografias e não me apercebi bem. Mas fui na onda e dei por mim também a resmungar... cada vez que o árbitro marcava ao contrário do Almada (e cometeu alguns erros, é verdade... mas inofensivos, um canto quando era pontapé de baliza, um fora ao contrário, etc...)

Quando cheguei a casa, conversavca com o meu filho: «Então, vocês jogaram mal, mas também o árbitro não ajudou. Se não tem anulado aquele golo na primeira parte, tudo podia ter sido diferente...»

Responde logo o filhote:

«Ó pai, isso não é assim. Foi mesmo fora de jogo. O Luís entrou com a bola na área, tentou marcar e o guarda-redes defendeu, mas quando o nosso médio chutou no ressalto... estava fora de jogo!»

« Mas como Mário, se o guarda-redes defendeu a primeira bola?»

«Quando o guarda-redes defende, os nossos jogadores tinham de partir de trás dos defesas, e não foi isso que aconteceu... logo, estava fora-de-jogo!»

Tem razão o miúdo!

Conclusão: Os pais que estavam na bancada fizeram uma gritaria por algo que, para os miúdos dentro do campo, foi uma falta bem marcada pelo árbitro.

Assim se vê... o futebol deve ser jogado dentro de campo, e deixemos os árbitros em paz...
Share on Google Plus

Autor: JPF

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

3 Comentários :

Anónimo disse...

Excelente "post" e cheio de oportunidade. Parabéns

Anónimo disse...

Sou adepto do futebol há muitos anos.e por norma gosto ver os jogos dos distritais.estou formado em psicologia desportiva e assusta o comportamento de alguns arbitros.no domingo passado dia 9 de novembro assisti ao moitense -comercio industria.não conheço o arbitro´.mas a sua atitude no campo apenas tinha uma intenção.Prejudicar o comercio industria..NAO marca uma grande penalidade a favor do comercio e quando o capitão se dirige é expulso,o mesmo acontece com o delegado por abrir os braços...e depoiso seu comportamento foi de leviandade.será assim sempre, ou não gosta de certos clubes? pensso ser a razao de estar meia duzia de espctadores assistindo ao jogo.não meu hábito criticar mas foi triste...

JPF disse...

Caro Anónimo,

O que eu queria dizer naquele post, é que muitas vezes relevamos só poara os árbitros as razões dos maus jogos, das derrotas...

Mas normalmente quando há uma má arbitragem, também há um mau jogo... com responsabilidades para jogadores.

Obviamente que também vejo jogos e sei que há gente muito incompetente a apitar...

Por exemplo, há 2 anos, jogava o meu filho nos Iniciados, era o Alfarim candidato a primeiro lugar da série, como o Barreirense, e o Charneca estava a fazer um «jogão», daqueles que deixam memória. Tudo estava a sair bem...
Estava um dia de Inverno, frio, frio... o Charneca ganhava 2-0 ao intervalo, o árbitro mandou suspender o jogo por causa do frio... o jogo foi anulado. E repetido... Acham isto normal? Eu não acho... uma vergonha. E nos escalões menores vê-se muita coisa desta... que só envergonha quem assiste!!!