Identificação de talentos

É fácil tentar perceber porque uma referência como Luís Figo teve sucesso e chegou onde chegou. Mas quantos serão os colegas como ele que ficaram pelo caminho? E será que houve a preocupação de saber as razões que levaram a que isso acontecesse?
Seria muito importante responder a esta ultima questão pois poderiamos avaliar os modelos de selecção e identificação de talentos não só estudando os que alcançaram sucesso em adulto, mas também analisando os dados daqueles que ficaram pelo caminho.

Imaginemos por exemplo um jovem futebolista de 13 anos que possuí um peso, uma estatura e uma massa muscular muito acima da média. Por apresentar maturidade precoce, este jovem tira vantagem dos seus parâmetros e da sua composicão corporal, numa modalidade onde impera o contacto fisico, como o futebol, sendo facilmente selecionado para integrar uma escola de formação de futebolistas de um dos grandes clubes. Sai da sua terra e do seu ambiente familiar, vem viver num centro de estágio de um desses clubes. Deixa de estudar (felizmente isso está a mudar), ou permitem que tenha um rendimento escolar baixo.
Garantem que irá obter um grande sucesso desportivo através da criação de expectativas irrealistas.
A idade avança, o crescimento desacelera e eis que o nosso jovem é, afinal igual a tantos outros. A categoria de seniores aproxima-se, as hipóteses de carreira profissional no futebol são escassas e o jovem não possuí outra formação profissional de modo a que se possam encarar outras saídas.
Os modelos de identificação de talentos deverão servir, sobretudo, para prevenir estes casos. É essencial fazer uma avaliação frequente de vários indicadores: paramêtros fisicos, fisiologicos, psiclologicos, sociais, tecnico-tacticos.
O processo de indentificação de talentos não deverá cingir-se a um momento determinado do tempo, mas ser mais um processo a longo prazo com alguma flexibilidade, de modo a poder responder aos acidentes de percurso.
Um jovem futebolista pode ter uma carga genética adequada e possuir um perfil físico fisiológico, psicológico e técnico ideais para se tornar um grande jogador sénior. No entanto a existência de factores externos negativos podem interferir com o seu percurso para o sucesso, pelo que o controle desses factores externos, no inicio de uma carreira desportiva, pode constituir um elemento muito importante no processo de selecção de talentos. A detecção e controle de alguns desses factores externos, que podem influenciar o caminho para o sucesso, poderão ser, por exemplo:
-As lesões desportivas (inicio precoce do processo de treino, intensidade, pressões sobre obtenção de resultados a curto prazo, etc.).
-As doenças (Prevenção).
-Nutrição inadequada.
-Peturbações do foro psíquico.
-Factores sociais.
Share on Google Plus

Autor: FMS

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :