O presidente da Associação de Futebol de Setúbal,
Joaquim Sousa Marques, garante que a nossa região vai mostrar que sabe
organizar uma competição tão exigente como é o Torneio “Lopes da Silva”.
O antigo internacional, Pedro Pauleta, agora director da FPF, é o
embaixador da XX edição do evento, apresentado oficialmente, esta
quarta-feira, na Cova da Piedade.
Em ano de centenário da Federação Portuguesa de Futebol, a XX edição do Torneio Nacional Inter-associações de Futebol sub-14 “Lopes da Silva” é realizada no concelho de Almada.
Passaram trinta e dois anos depois de Tróia ter recebido, na altura, uma fase de grupos do maior torneio juvenil inter-associações organizado pela Federação Portuguesa de Futebol. A partir do próximo dia 22, a Associação de Futebol de Setúbal volta a estar directamente ligada à realização do prestigiado evento que vai reunir todas as selecções distritais de futebol no escalão sub-14.
A edição 2014 do Torneio “Lopes da Silva”, foi apresentada esta quarta-feira, no Estádio Municipal José Martins Vieira, na Cova da Piedade. Uma cerimónia que contou com as presenças do Presidente da Câmara de Almada, Joaquim Judas, o presidente da AF Setúbal, Joaquim Sousa Marques, o vice-presidente da FPF, Rui Manhoso, e Pedro Pauleta, director da FPF para as Selecções de formação, também nomeado embaixador do torneio.
No acto que marcou o arranque, ainda fora de campo, daquele que é considerado o mais importante torneio de formação do nosso país e no qual despontaram muitos dos mais importantes futebolistas nacionais, o presidente da AF Setúbal agradeceu a confiança da federação em atribuir à nossa instituição a co-organização do evento e garantiu total empenho para corresponder às exigências.
“Vamos ter um evento com cerca de 400 jovens de todas as associações do país. A federação deu-nos esta oportunidade, sabemos que é uma organização pesada, mas vamos mostrar que sabemos organizar esta prova, a mais emblemática do futebol juvenil, numa região com larga história associada ao futebol”, expressou Joaquim Sousa Marques.
O líder directivo da AF Setúbal não esqueceu o apoio fundamental da autarquia almadense, cujo concelho vai respirar futebol juvenil ao longo de oito dias. “Agradecer à Câmara de Almada por todo o apoio que nos tem dado, desde a primeira hora. Este torneio também só é possível fazer no concelho devido ao esforço que a autarquia tem vindo a fazer na promoção de melhores condições das infra-estruturas desportivas dos clubes”, relevou o dirigente associativo.
O “Lopes da Silva” vai ser realizado em sete campos do concelho de Almada, todos relvados, e que deixam antever a presença de largos milhares de espectadores ao longo dos oito dias de competição. “Com o Mundial, o futebol mantém-se na ordem do dia e esse facto vai permitir uma grande jornada de divulgação do futebol juvenil e também de promoção turística de toda a região”, assinalou Sousa Marques.
Federação elogia empenho da AFS
Rui Manhoso, vice-presidente da FPF com o pelouro do associativismo e das competições não profissionais, garantiu que “é uma honra para a federação realizar o torneio na região de Setúbal. Um evento tão importante a nível associativo e marca o processo de observação de jogadores que irão formar a nova Selecção Sub-15”.
O responsável reconheceu o trabalho meritório que tem vindo a ser desenvolvido pela AF Setúbal e Câmara de Almada. “Têm mostrado um empenho extraordinário e estamos certos que será brindado com uma excelente organização”.
Pauleta reforça a importância
O antigo jogador Pedro Pauleta lembrou que a participação dos jogadores no “Lopes da Silva” é de extrema importância para a carreira. “Eu já tive a felicidade de participar. Este é o torneio que começa a abrir as portas para as selecções nacionais, uma vez que os técnicos da federação vão acompanhar o evento a par e passo. É uma experiência única e que deve ser bem aproveitada em nome das associações que representam”, destacou o agora director da FPF.
Edil almadense destaca investimentos
Joaquim Judas, presidente da Câmara de Almada, deu voz à satisfação de ver o seu concelho envolvido em tão prestigiado evento e vincou a aposta da autarquia na melhoria das infra-estruturas desportivas. “A câmara tem vindo a investir nas instalações dos clubes. Esse facto foi reconhecido pela federação e pela associação e, por isso, é possível recebermos este torneio. O futebol é uma modalidade extraordinária e Almada muito se orgulha por poder dar este contributo e estar ligada a este grande evento, que estou certo também vai promover o nosso concelho”. Vincou o edil.
O Torneio “Lopes da Silva”, recorde-se, conta com a participação das 22 seleções das associações distritais.
Os jogos, disputados em sete estádios do concelho de Almada, arrancam a 22 de junho, estando a final marcada para o dia 28.
Texto: Notícias AFS
0 Comentários :
Enviar um comentário