Academia de Futebol do Barreirense

A Academia de Futebol é o primeiro grande passo para desenvolver a sustentabilidade do clube.

Manuel Lopes, presidente da Direcção do Futebol Clube Barreirense está a viver de forma emocionada e apaixonada o nascer de um sonho que alimentou durante alguns anos, ou seja, a criação da Academia de Futebol do Barreirense.

Numa visita ao local verificámos que a obra está em bom ritmo e que estão diversas equipas a trabalhar para que no próximo mês de Janeiro de 2008, a Academia de Futebol do FCB possa entrar em pleno funcionamento.

“Não sei se, no país, neste momento, há algum clube com estas condições, com um espaço com esta dinâmica e compartimentação, permitindo a formação dos jovens dos 3 aos 13 anos.” – sublinha Manuel Lopes.

Refere Manuel Lopes que, na Telha, na freguesia de Santo André – “Já iniciámos a construção, há cerca de uma semana, uma obra que está em grande ritmo.
Os pisos estão em construção, estamos a fazer drenagens. Estamos a fazer a vedação, porque o espaço vai ficar completamente compartimentado, com acesso restrito.”

Uma Academia de Futebol

Segundo Manuel Lopes, na Tela vai nascer - ““Vamos fazer dois campos de futebol de 7, mais dois mini-campos, que servem para dar formação, para jovens da mais tenra idade.
Estes campos poderão ser alugados a grupos de amigos que queiram fazer os seus peladinhas de bola.
Vai ser um espaço com muito boas condições, que permite dar a formação a jovens dos 4 anos aos 12 anos.
Um espaço que vai permitir desenvolver as Escolas de Futebol. As Escolas de competição terão ali o seu espaço. Vamos ter balneários para as equipas, para arbitragem e treinadores.
O espaço vai ficar maravilhoso. Vamos ter espaços de apoio : salas de estudo, espaço internet, uma sala de espera para os pais. Tudo com excelentes condições.”

Terreno cedido pela Câmara

“O terreno foi-nos cedido pela Câmara Municipal do Barreiro, para já em comodato, no futuro, poderá vir a ser transformado em direito de superfície.
Vai nascer naquele espaço uma verdadeira Academia de Futebol, onde vamos formar jovens a partir dos 3 ou 4 anos.
Temos em projecto motivar as escolas do Ensino Básico e os ATL’s para utilizarem esta Academia de Futebol, porque nós, na realidade, não iremos ocupar o espaço em pleno horário, dado que as nossas escolas irão funcionar após o período escolar.
A nossa aposta é que as escolas, durante a semana, ocupem aquele espaço, que tem muita qualidade: os campos vão ser todos relvados sintético e natural.
No nosso projecto, esperamos realizar, ali, Torneios, não só no período em que não há competições e formação, mas, ao longo da época desportiva.
Nesse sentido, vamos organizar torneios inter-empresas, do Barreiro e arredores, como já organizámos no Estádio Manuel de Melo, com grande êxito e como grandes fontes de receitas para o clube.
Será possível promover encontros de escolas do concelho, do distrito, por essa razão, pensamos que, com o aluguer do espaço, com as actividades que vamos promover, esta Academia será uma infra-estrutura muito importante, para além de permitir desenvolver uma formação desportiva e humana, com boas condições.”

Infra-estrutura disponibilizada à comunidade

“Esta é uma infra-estrutura para o clube mas, também, pode ser disponibilizada à comunidade, que todos possam dela usufruir, proporcionando àqueles que, actualmente, vão para o Pinhal Novo ou Sarilhos, puderem utilizar esta infra-estrutura, que a partir de agora vai existir no concelho do Barreiro.
A verdade, é que, até agora, não existe nada no concelho do Barreiro, que possa ser utilizado desta forma.
Ali, por exemplo, podem ser realizadas festas das empresas, porque há um espaço que permite, que após a prática do futebol, possam realizar-se convívios e uma zona que permite ao pessoal petiscar.
Não sei se, no país, neste momento, há algum clube com estas condições, com um espaço com esta dinâmica e compartimentação, permitindo a formação dos jovens dos 3 aos 13 anos.
Não esquecendo que este é um espaço inserido no núcleo urbano do concelho, com transportes públicos e com escolas na proximidade.”

Em Janeiro já estamos a arrancar

Entretanto, o presidente da Direcção do FCB, refere – “Penso que durante o mês de Dezembro, já teremos os campos para iniciar actividades, mas, em Janeiro, já teremos os balneários e estará tudo concluído.
O prazo máximo de construção serão dois meses.
Em Janeiro já estamos a arrancar com a formação na Academia de Futebol do Barreirense.
Estamos a trabalhar intensamente, e, por nossa vontade esta obra já estava feita, mas houve a necessidade de aprovar projectos.
Acho que aprovamos todos os projectos em tempo record, a Câmara deu todo o contributo, com um grande empenho de toda a gente.
Toda a gente colaborou, por exemplo, os projectistas que trabalharam praticamente à borla.
A construção envolveu diversos projectos, desde água, esgotos, iluminação, arquitectura, acessibilidades, segurança, foram todos concretizados em tempo record, deve ser caso único.
Este, penso, é o primeiro grande passo para desenvolver a sustentabilidade do clube.”

Obra ronda os 350 mil euros

Manuel Lopes, salientou que para desenvolver o projecto anda numa “roda viva” a estabelecer contactos com empresas, solicitando apoios para as obras, dado que os custos da nova Academia de Futebol deverá rondar os 350 mil euros.
“Todos os dias temos uma ou duas reuniões com empresas, para obter apoios. Ainda não houve uma única onde fossemos que tivesse recusado dar o seu apoio. Até agora toda a gente deu a sua colaboração.
Esperamos com estes apoios reduzir os custos que o clube tem que suportar. O nosso objectivo é atingir apoios na ordem dos 100 a 140 mil euros.” – referiu Manuel Lopes.

Fonte: Rostos Online

Share on Google Plus

Autor: FMS

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 Comentários :