Talentos Margem Sul: André Carvalhas - Benfica

"...descaído pela direita, com o seu melhor pé faz uma recepção orientada e mais rápido que o seu adversário, com um gesto técnico perfeito, coloca-lhe a bola por cima da cabeça. Enquanto o defesa, surpreendido e perdido pelo espectacular drible escorrega e cai, André Carvalhas acelera e parte isolado para a baliza..."


Esta é a descrição de um dos inúmeros lances de magia que André Filipe da Silva Carvalhas executa nos campos de futebol. Com 19 anos feitos dia 7 de Março, o médio ofensivo é a maior jóia dos juniores do Benfica e uma das melhores promessas nacionais. Actualmente com 1,68m e 66 quilos, André Carvalhas, no seu derradeiro ano na formação, tem sido presença assídua nos treinos do plantel principal tendo mesmo sido chamado para os últimos jogos da equipa encarnada. No entanto, a estreia oficial ainda não aconteceu, mas num amigável frente ao Nacional da Madeira, já nesta temporada, o jovem talento já se exibiu junto aos "maiores".

André Carvalhas vestiu pela primeira vez a camisola das águias quando tinha 13 anos depois de ter brilhado nas equipas do Ginásio Clube de Corroios e do Clube Desportivo Cova da Piedade. O seu pai é um dos seus melhores amigos e foi mesmo o seu progenitor que lhe incutiu o gosto pelo futebol e que o ensinou a dar os primeiros toques na bola.

Quem já o viu jogar percebe que há algo de especial nos seus pés. Embora o direito seja o seu preferido, Carvalhas não utiliza o seu pé esquerdo apenas para subir o autocarro. Dele também "nasce" futebol. No meio campo ofensivo, descaído para as alas, como extremo ou na posição de segundo avançado móvel, o jovem jogador já leva 16 tentos em 23 jogos nesta época pelo Benfica, isto sem contar com os inúmeros passes "açucarados" para os golos dos seus colegas.

Nas selecções jovens nacionais, André Carvalhas estreou-se em 2004 sendo o mais jovem jogador a vestir a camisola das quinas. Titularíssimo na equipa Sub-19, o "miúdo" que tem Simão Sabrosa e Fabrizzio Miccoli como ídolos voltou a brilhar no último fim-de-semana, com três golos em três jogos na vitória portuguesa no Torneio Internacional do Porto.

Golos, dribles, jogadas fabulosas, arrancadas em velocidade, remates para todos os gostos, passes rompedores e desmarcações espectaculares são o seu cartão de visita e, mesmo sem a força fisica que ainda precisa de ganhar, André Carvalhas tem o potencial para vingar na mais alta roda do futebol.

Cobiçado por vários emblemas europeus, André Carvalhas - pelo que se sabe - tem contrato até ao final da época com o Sport Lisboa e Benfica. Se os encarnados estão à procura de um substituto que honre o nome de Rui Costa, se procuram uma nova "bandeira" para a sua formação, não precisam de ir muito longe. "Basta" não o deixarem sair...



Fonte: Tiago Costa/Academia de Talentos
Foto: ZeroZero

Share on Google Plus

Autor: Sofia I

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Comentários :

Anónimo disse...

Como adepto de futebol, espero que o André Carvalhas possa brilhar esta época no meu clube o Rio Ave Futebol Clube onde ao que tudo indica será emprestado pelo SLB.