Memórias mundialistas I

Lamento, não me lembro do mítico Mundial de Inglaterra em 1966, pois ainda custava a falar.
Quanto ao de 1970, tenho uma vaga ideia que existiu, mas acho que é por causa dos documentários do canal História.
Do de 1974 já me lembro, pouco depois do 25 de Abril.
É que estava lá o Yazalde, lenda do Sporting de então, o homem dos 43 golos num campeonato. Número 22, que mal chegou, se chegou a jogar.
Memória maior: ver o jogo entre a RFA e a RDA em casa de família, rodeado pelos homens mais velhos que, como bons revolucionários, apoiavam a RDA por solidariedade, mas confessavam que não tinham hipótese nenhuma contra o Beckenbauer e amigos.
Do alto da minha incompleta dezena de anos, tranquilizei-os: a RDA vai ganhar.
Risota geral, com calduços à mistura.
Lá para meio da 2ª parte do jogo o nº 9 dos "democráticos", de que nunca esqueci o nome - Sparwasser, do Magdeburgo, equipa que jogou por essas alturas com o Sporting nas taças europeias - marcou o golito que ditou a vitória, ainda na fase de grupos, a qual não impediria a RFA de papar a Taça no final.
Nesse dia entrei de pleno direito para o círculo familiar dos entendidos em futebol.
E no dia seguinte fui para a Escola fazer desenhos da marcação do golo.
Quanto ao resto, as recordações são mais nebulosas, excepção feita ao facto dos holandeses terem merecido ganhar a final.
Share on Google Plus

Autor: AV

...
    Blogger Comment
    Facebook Comment

1 Comentários :

Anónimo disse...

That's a great story. Waiting for more. » »